Reconstrução de aréola

A reconstrução de aréola ou reconstrução do bico da mama é um dos trabalhos mais delicados e profundos que uma micropigmentadora pode desenvolver. Ele está além da estética e da beleza. Este tipo de procedimento toca no fundo do coração da cliente e dá um novo significado à vida da mulher após vencer o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as brasileiras. Em 2019, por exemplo, foram estimados quase 60 mil casos. Isso significa que a cada 100 mil mulheres, cerca de 52 terão a doença.

Acesse o blog da RBKollors e leia diversos conteúdos educativos para a área da micropigmentação

É por isso que a campanha do Outubro Rosa estimula o autoexame de mama, a ida regular ao médico para exames periódicos e boas práticas de uma vida saudável.

A reconstrução de aréola é um novo começo

A reconstrução do bico do seio respeita a cor e o tamanho da aréola de cada mulher
A reconstrução do bico do seio respeita a cor e o tamanho da aréola de cada mulher

Já imaginou, por exemplo, como fica o psicológico e a autoestima de uma mulher que passou pela descoberta do câncer, tratamento e cirurgia de retirada do tumor e, muitas vezes, da mama? Apesar da felicidade e do alívio de ter vencido a doença, algo parece estar faltando.

O seio, em si, pode ser reconstruído com próteses de silicone, por exemplo. Mas e a aréola? Por mais que ninguém veja, trata-se de um fator desagradável a sua ausência ou deformidade.

‘Antes, as sobrancelhas das minhas clientes ficavam chumbadas e azuladas; com a RBKollors isso nunca mais aconteceu’

A mudança que o procedimento causa na paciente e na profissional

Foi este sentimento que Thatiana Bento, de 46 anos, teve após vencer a doença. “Toda vez que ia tomar banho, quando ficava em frente a alguém ou ia à praia era muito difícil. É uma sensação que não tem palavras.”, conta Thati, que descobriu o câncer ao fazer o autoexame em casa, em 2016.

Tatiana contou para a RBKollors como o procedimento mudou sua vida
Thatiana Bento contou para a RBKollors como o procedimento mudou sua vida

Fundadora do projeto Mamas com Amor, onde faz trabalho voluntário de reconstrução, e referência nacional na área, Schirley Brows conta que trabalha com micropigmentação paramédica desde 2016.

“Após aprender a técnica, percebi que tinha um ‘mundo’ para desbravar. Para sanar minhas dúvidas comecei a pesquisar, conversar com médicos, com pacientes… Me aprofundei. Aprendi muito com cada paciente. Medos, desafios, inseguranças…”, conta.

Schirley Brows é uma das referências em reconstrução de aréola no Brasil
Schirley Brows é uma das referências em reconstrução de aréola no Brasil

Schirley diz que cada abraço após o procedimento de reconstrução é como colocar um ponto final em toda a jornada de câncer. “Trabalhar com reconstrução é mágico, inexplicável. Sinto que Deus está me usando para fazer a diferença na vida dessas mulheres.

“Quando finalizei o procedimento percebi que era isso que estava faltando, como uma cereja no topo do bolo”

Thatiana Bento, cliente de Schirley.

“Aprendo e evoluo com cada mulher que deita na minha maca. Eu sou um ser-humano melhor por conta do meu trabalho. O espelho que antes era um vilão passa a ser o melhor amigo de uma mulher”, diz Schirley.

Conheça a Micropigmentação Paramédica

A micropigmentação paramédica é uma especialidade da área da micropigmentação que visa cuidar de pessoas com que por algum motivo possuem manchas, marcas, cicatrizes, resultados cirúrgicos que provavelmente gostaria de esconder, disfarçar ou corrigir esse aspecto de si mesmo que julga ser “feio”.

RBKollors tem linha exclusiva para pele; conheça a linha Skin

No caso das mamas, portanto, o micropigmentador paramédico fica responsável por redesenhar as aréolas e os mamilos com uma técnica 3D realista, reconstruindo o complexo aréolo mamilar. O complexo aréolo-papilar (CAP) é uma estrutura fundamental na estética da mama, sendo sempre secundária à alguma intervenção cirúrgica.

O resultado da reconstrução de aréola por meio da micropigmentação é extremamente realista
O resultado da reconstrução de aréola por meio da micropigmentação é extremamente realista

Além das aréolas, a micropigmentação paramédica atende clientes após a cirurgia de lábios leporinos, cicatrizes e pessoas com outras particularidades, por exemplo.

Portanto, existem cursos específicos para as profissionais que desejam atuar nesta área. Contudo, ter responsabilidade em escolher um lugar sério e usar os pigmentos adequados são tão importantes quanto o resultado no corpo da cliente.

Este lindo trabalho da Schirley Brows e de tantas outras profissionais merecem o reconhecimento e a homenagem da RBKollors. E, portanto, não se esqueça: façam o autoexame de mama (clique aqui para ir às recomendações do Inca).

Quer continuar recebendo informações relevantes sobre o mundo da micropigmentação? Portanto, siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedIn Youtube.