subtom de pele

De longe, uma das perguntas mais feitas nas redes sociais da RBKollors é: “vocês têm um catálogo de misturinha para peles quentes e peles frias?”. Tantas perguntas fizeram com que nós criássemos este artigo que vai sanar suas dúvidas e te ensinar muito sobre este assunto. Afinal, é necessário fazer misturas de pigmentos por conta do “subtom” de pele da cliente?

Antes de começar, é importante relembrar 3 artigos que já fizemos sobre misturas que são indicadas pela Equipe Técnica da RBKollors:

Guia Completo de Neutralização de Cor de Sobrancelhas;

Guia Completo de Neutralização de Core de Lábios;

Quando aquecer os pigmentos da RBKollors, que já são aquecidos de fábrica?

Tirando estes três casos (neutralizações e aquecimento), nossa equipe afirma que é muito mais fácil usar os pigmentos puros. Por que? Todos eles já são aquecidos em sua formulação, portanto não precisam de misturas para atenderem nenhum tom de pele.  

“Se a profissional aprendeu a misturar e se sente mais segura, pode continuar fazendo assim até se sentir mais confiante. Mas não precisa”, diz Renata Barcelli, CEO e criadora dos pigmentos da RBKollors.

“Subtom de pele não existe mais?”

Os termos “subtom”, “pele quente” e “pele fria” foram muito usados no passado, mas sem nenhuma comprovação científica. Portanto, é importante que todas as micropigmentadoras que estejam atuando hoje em dia saibam que não se deve usar essa teoria nunca comprovada como base para escolher o pigmento

Você já ouviu falar sobre "pele fria" e "pele quente"?
Você já ouviu falar sobre “pele fria” e “pele quente”?

“Os pigmentos da RB foram desenvolvidos de uma forma inteligente. Portanto, nós não precisamos levar em conta a cor da pele da cliente. Precisamos levar em conta a cor do fio e a técnica que vai ser usada. É este resultado que devemos buscar. O mesmo acontece com os lábios. Não devemos levar em conta a cor da pele dela e sim a cor do lábio em que vamos trabalhar.”

Renata contou que como não existe o conceito de subtom, os profissionais da micropigmentação começaram a entender que o que influenciava na cor do pigmento cicatrizado eram os fatores sistêmicos de cada cliente.

“Vou dar um exemplo levando em conta esta teoria nunca comprovada de ‘pele fria e pele quente’. Se eu usasse o Universal em uma pele quente era para ele ficar avermelhado. Mas o que explica ele ter ficado acinzentado, por exemplo? Isso significa que minha cliente tinha problemas hormonais, era fumante, ingeria pouca água ou tinha a pele oleosa… Cada pessoa terá um resultado diferente. Por isso é importante fazer a Ficha de Anamnese e aquecer os pigmentos quando necessário”, diz Renata.

Dica importante: como as partículas dos pigmentos não se fundem entre si é importante agitar os pigmentos por pelo menos 1 minuto antes de colocar no batoque e iniciar o procedimento.

A pele negra era chamada de “pele fria”

Por que os pigmentos da RBKollors são diferentes?

Quando criou os pigmentos, Renata Barcelli adicionou a cor laranja junto às cores geradoras (branco, preto, vermelho e amarelo). De acordo com Renata, o laranja faz com que o corpo da cliente segure a cor por mais tempo a fixe melhor.

“O Hot, nosso pigmento com maior carga de laranja, está presente em todos os pigmentos da RBKollors. Por isso, não há nenhum perigo dos nossos procedimentos ficarem acinzentados ou avermelhados. Se isso acontecer, é por um destes motivos: a profissional não fez a Ficha de Anamnese e por isso não descobriu problemas sistêmicos da cliente ou então não trabalhou na camada correta da pele”.

É importante lembrar que a RBKollors tem protocolos de mais de 5 anos de estudos realizados com 150 artistas de todas as regiões do Brasil, portanto, fora essas situações, é impossível apresentar um resultado avermelhado, acinzentado ou fora da cor escolhida.

A pele branca era conhecida como "pele quente"
A pele branca era conhecida como “pele quente”

Não existe subtom, mas tem problema misturar pigmentos?

De acordo com a Equipe Técnica da RBKollors, não há nenhum problema em misturar os pigmentos da marca, mas tirando o aquecimento e as neutralizações simplesmente não é necessário. Os pigmentos da RB são puros e fáceis de usar.

Para quem acabou de fazer o curso de micropigmentação, nós sugerimos usar o nosso Kit Iniciantes, que conta com 4 cores fundamentais para se trabalhar.

Depois que a profissional se familiarizar mais com os nossos pigmentos, deve começar a usar o Kit Summer. Após isso, portanto, quando já conhecer nossa fórmula e tiver um fluxo maior de atendimento, aconselhamos que compre os pigmentos unitários de 15ml.

“Eu sou micropigmentadora e sei como minha vida teria sido mais fácil se eu tivesse tido a oportunidade de usar pigmentos puros, sem precisar fazer misturas. Você só precisa fazer a ficha de anamnese com a sua cliente e usar os pigmentos da RBKollors sem medo de ser feliz”, diz.

Quer continuar recebendo informações relevantes sobre o mundo da micropigmentação? Portanto, siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedIn Youtube.