
Quando falamos em micropigmentação logo pensamos na escolha de um pigmento de qualidade e a aplicação da técnica corretamente. Mas com a evolução do procedimento percebemos que outro ponto também é fundamental: os cuidados com a pele.
No processo de cicatrização a pele passa por diversas mudanças até se regenerar totalmente e entender sobre o assunto pode te ajudar a alcançar um resultado ainda melhor.
Por isso, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre as fases de cicatrização da micropigmentação. Confira!
Saiba por que usar dermocosméticos no procedimento de micropigmentação!
Como funciona a regeneração da pele?
A Regeneração Dérmica é um processo natural de renovação ou recuperação de lesões, que acontece de forma contínua e diária. Embora a micropigmentação não seja tão invasiva, durante o procedimento ocorre uma lesão para a implantação do pigmento, o que aciona um processo inflamatório para a regeneração da pele.
“Quando esse processo inflamatório não é controlado, causa reações na pele que podem comprometer o resultado final da micropigmentação, gerando insatisfação e frustração tanto na cliente quanto no profissional”, conta Fernanda Lemos, estetacosmetóloga e artista referência em micropigmentação.
Nesse processo, que dura cerca de 28 dias, as células se regeneram através de um mecanismo chamado mitose, quando uma célula-mãe se divide e dá origem a duas células-filhas. E apesar da regeneração ser realizada diariamente, o pico da mitose celular é durante a noite, entre 2h e 3h da madrugada.
Entenda as fases da cicatrização da pele!
A cicatrização acontece em três fases: inflamatória, proliferativa e maturação. Portanto, abaixo você confere mais sobre cada fase!

Fase inflamatória
É a primeira fase após o procedimento e pode durar de 1 a 4 dias. Nessa fase ocorre a ativação do sistema sanguíneo e o local pode ficar vermelho, inchado e com a presença de secreção.

Fase proliferativa
Essa é a fase de regeneração da pele e pode durar de 5 a 20 dias. As células se proliferam, substituindo o tecido danificado, aumentando a produção de colágeno e formando as cicatrizes. Durante essa fase é normal a descamação da pele.

Fase de maturação
É a última fase do processo de cicatrização e pode durar meses. A produção de colágeno passa a ser mais organizada, recuperando as características iniciais do tecido. A pele se suaviza e restaura a elasticidade, ocorrendo um clareamento da micropigmentação.
Como otimizar os seus resultados?
Além de orientar a sua cliente a dormir bem e ter uma alimentação saudável, usar dermocosméticos antes, durante e após o procedimento, te ajuda a potencializar ainda mais os seus resultados.
“O uso de dermocosméticos apropriados para micropigmentação garantirá cuidado, prevenção e reparação do tecido de forma muito mais controlada e assertiva. Dessa forma, oferecemos resultados de alta performance aos nossos clientes e a certeza de um pós-micropigmentação super tranquilo”, diz Fernanda.
Pensando nisso, a Renata Barcelli, CEO da RBKollors, desenvolveu a linha Regenera Beauty que conta com ativos naturais para cuidar da pele da sua cliente e potencializar ainda mais os seus resultados de micropigmentação.
“São produtos que agem na camada correta da pele, evitando danos e repondo os elementos necessários para uma cicatrização de excelência. É cuidado e regeneração na medida exata para resultados que sempre sonhamos”, complementa a artista.
Toda a linha Regenera Beauty está disponível no nosso site, basta clicar aqui. Para acompanhar todas as novidades, dicas e ficar por dentro do mundo da micropigmentação, siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.
Agora que comprei o kit sammer da RBKOLLORS e eu superamei pq não tenho mais que retocar se realmente não houver uma falha . O meu objetivo é usar toda a linha lábios , sobrancelha , olhos , hena e os dermocosmeticos.
Renata Barcelli pensou realmente nos profissionais de micropigmentação. Ainda falta muito pra melhorar , mas desde já agradeço a RBKOLLORS por todo o cuidado e carinho. 🥰😍