
O círculo cromático é uma ferramenta que facilita o entendimento da colorimetria, pois estuda a relação entre as cores. Seja na maquiagem, cabelos, roupas, móveis e micropigmentação, tudo pode (e deve) aplicar os princípios da colorimetria.
A partir de agora você aprender tudo o que é necessário para ser tornar um expert em correção de sobrancelhas e lábios na micropigmentação.
Colorimetria: cores primárias e secundárias
Vamos relembrar um pouco a época da escola e o que aprendemos sobre as cores? Sabemos que as vermelho, amarelo e azul são consideradas as primeiras cores, pois não podemos chegar nelas com nenhuma mistura. Enquanto as secundárias são misturas feitas entre as primárias. Por exemplo:
- Vermelho + azul = roxo;
- Amarelo + azul = verde;
- Vermelho + amarelo = laranja.

Colorimetia: cores geradoras e análogas
Na micropigmentação, temos o que chamamos de cores geradoras. As cores que fazem parte deste grupo são: branco, amarelo, vermelho e preto. Você deve estar se perguntando: “Mas RB, para onde foi o azul, presente nas cores primárias?”. A resposta é simples: ele foi substituído pelo preto!

Agora vamos aprender como é possível construir uma gama extensa de pigmentos para micropigmentação de sobrancelhas com apenas essas 4 cores.
Exemplos:
- Vermelho + preto + amarelo = castanho escuro
- Branco + vermelho + preto + amarelo = castanho claro
Melanócitos e subtom
Os melanócitos e subtons nada mais são que células que produzem a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Estas células ficam localizadas na epiderme, porém, ao contrário do que muitos pensam, elas NÃO interferem na escolha do pigmento. O que importa mesmo é a cor dos fios naturais da cliente e a técnica utilizada pela profissional.
🔗 Jambo da RBKollors: aprenda a usá-lo em três fototipos diferentes
Mas por quê as sobrancelhas mudam de cor?
Em alguns casos, ocorre a alteração de cor do procedimento por causa do processo natural de degradação das cores.
Conforme o tempo passa, saem as cores com peso molecular mais levem e as cores com peso molecular maior permanecem na pele.
O que acontece é que o laranja é frequentemente utilizado para neutralizar o preto e evitar que o desbotamento futuro resulte em tons azulados ou esverdeados. No entanto, infelizmente, alguns profissionais podem acabar utilizando uma proporção inadequada de laranja, o que pode levar a um resultado indesejado.

O que fazer?
Correção, é claro. É aí que voltamos lá para o círculo cromático.
Vamos buscar as cores análogas, ou seja, opostas, para entender como finalizar o procedimento?
🔗 Neutralização de cor de sobrancelhas: o guia completo da RBKollors
Colorimetria para correção e neutralização
Sobrancelhas quentes
Seguindo o exemplo acima em que a profissional utilizou o laranja de forma inadequada, vamos entender juntas como corrigir este procedimento! Para isso, precisaremos voltar ao círculo cromático. O que temos de oposto ao laranja? A resposta “correta” é: o azul. Contudo, lembre-se: o azul foi substituído pelo preto nos pigmentos e é ele que vamos escolher para corrigir.
Algumas cores que podem te ajudar nesse caso
- Blond: CIs: 77891 (vermelho – inorgânico) + 11741 (amarelo – orgânico) + 21110 (laranja – orgânico) + 12475 (vermelho – orgânico) + 77266 (preto – orgânico).
- Ombré 1: CIs: 77891 (vermelho – inorgânico) + 11741 (amarelo – orgânico) + 21110 (laranja – orgânico) + 12475 (vermelho – orgânico) + 77266 (preto – orgânico).
- Blond Light: CIs: 77891 (vermelho – inorgânico) + 11741 (amarelo – orgânico) + 21110 (laranja – orgânico) + 12475 (vermelho – orgânico) + 77266 (preto – orgânico).

Sobrancelhas frias
Cliente com sobrancelha cinza/azulada: no círculo cromático busque qual é o oposto dessas cores e você vai encontrar o laranja. Ok, mas e agora? Vamos em busca de um pigmento com alta concentração dessa cor!
Os pigmentos RBKollors já são prontos para uso, mas em casos de correção podemos adicionar algumas cores para garantir um resultado ainda melhor, como:
- Hot: CIs: 77891 (branco) + 21110 (laranja) + 12475 (vermelho);
- Peach: CIs: 77891 (branco) + 21110 (laranja) + 12475 (vermelho);
- Teacup: CIs: 77891 (branco) + 21110 (laranja) + 12475 (vermelho).
Os CIs são iguais, mas a proporção de cada um muda completamente o resultado final. O Hot tem alta carga de laranja, enquanto o Peach tem carga média e o Teacup tem carga altíssima. Faça a degradação dos seus pigmentos, faça testes e explore, é assim que você vai conhecê-los.

Veja abaixo um vídeo que exemplifica como a correção funciona.
Mas lembre-se, algumas correções só são possíveis após a remoção da micropigmentação anterior, por inúmeros motivos: estar com um alto nível de saturação, o pigmento não estar aplicado na camada correta e mais. Pois isso é importante estudar a fundo.
A RBKollors oferece gratuitamente um curso de Pigmentologia e Empreendedorismo, aproveite essa chance e ser torne um mestre nesse tema.



Resultados por Grazi Boschetti
Vale a pena ler os pigmentos abaixo para aprofundar seus estudos:
- O peso da mão na micro importa? Escolha o pigmento ideal
- Guia Completo de Cuidados Pós-Micropigmentação (rbkollors.com.br)
- Tríade 2.0: revolucionando a micropigmentação com três cores essenciais – RBKollors – Blog
Para acompanhar todas as novidades, dicas e ficar por dentro do mundo da micropigmentação, siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.