
Fazer um procedimento zero retoque era impossível na micropigmentação até um tempo atrás. O motivo? Como a tecnologia dos pigmentos não eram avançadas, as tintas não tinham carga pigmentária suficiente e acabavam saindo quase que completamente da pele da cliente antes de completar a cicatrização.
Com o passar dos anos e com a chegada dos pigmentos da RBKollors no mundo na micropigmentação, as tintas mudaram e os pigmentos com alta carga pigmentária da RB ganharam o coração das profissionais pelo enorme poder tintorial, fixação e a possibilidade de fazer procedimento zero retoque.
Curso de micropigmentação online e presencial: conheça o Centro Técnico RBKollors
Hoje, podemos dizer com tranquilidade: É POSSÍVEL fazer um procedimento zero retoque. Porém, para isso, não basta ter o pigmento da RB no batoque. É preciso atenção aos pontos abaixo. Vamos lá?
4 dicas para um procedimento zero retoque
Agora, quem vai falar com você é Renata Barcelli, criadora de todas as cores da RBKollors, CEO da marca e micropigmentadora há mais de dez anos. Aproveite e anote todas as suas dúvidas! Vamos lá!
Passo 1 para uma micropigmentação com zero retoque: conheça a pele
Minhas queridas, o primeiro passo para uma profissional realizar um procedimento “zero retoque” é analisar e conhecer muito bem a pele da cliente. Isso porque cada pele tem uma forma de cicatrização diferente. Realizar uma pré-entrevista e fazer o preenchimento da Ficha de Anamnese é imprescindível.
Confira os CIs de todos os pigmentos da RBKollors
Quando a profissional entende de gerenciamento da pele, vai conseguir intermediar as intercorrências que podem acontecer. Além disso, este conhecimento prévio vai auxiliar na escolha da técnica correta (shadow, fio a fio ou híbrido) e no momento da escolha da cor do pigmento ideal, analisando sempre o tom do fio da cliente.
Passo 2: conheça profundamente o seu pigmento
Uma profissional que conhece o pigmento que usa se garante em qualquer situação, meninas. Isso eu, Renata, te garanto. Seja orgânico, inorgânico ou híbrido, os pigmentos são o seu principal aliado na hora de fazer um procedimento zero retoque.
Como sabemos (sempre falo isso em minhas palestras), o pigmento orgânico é usado para todos os tipos de pele. Porém, ele tem suas características particulares, como mais tempo de permanência, ainda mais os pigmentos da RB, que tem uma carga pigmentária maior do que as outras marcas do mercado.
Regenera Beauty: conheça e se apaixone pela linha de cosméticos da RBKollors
Se a sua cliente tiver uma pele desvitalizada, mais frágil e fina, a minha dica é usar o pigmento inorgânico. Com certeza, com ele você terá o melhor resultado. Isso porque a fixação do pigmento inorgânico é menor e tem tons mais suaves do que os orgânicos.
Se você se sentir confortável e tiver expertise, pode misturar os pigmentos orgânicos e inorgânicos da RB, criando, assim, seu próprio pigmento híbrido. Isso vai prolongar ainda mais o procedimento e evitar que ele fique acinzentado ou avermelhado.
PASSO 3: escolher a técnica e ferramenta
O próximo passo – e muito importante – é conhecer a melhor técnica para cada tipo de pele. Vale dizer, portanto, que uma artista deve estudar e treinar ao ponto de conseguir fazer um procedimento zero retoque em qualquer tipo de pele e com qualquer técnica.
Por exemplo, podemos dizer que o shadow muitas vezes é o mais indicado para peles oleosas. Já as técnicas fio a fio e microblading são indicadas para peles específicas. A Ficha de Anamnese irá direcionar a profissional.
PASSO 4: camada certa
Se você chegou aqui, eu te parabenizo. Pois deixei para o final a melhor dica e o pulo do gato para você fazer procedimentos zero retoque.

Ao estudarmos, aprendemos que a pele tem os indicadores e nós sabemos que a epiderme é avascular. Quando nós ultrapassamos a epiderme e atingimos a derme papilar, que é a camada correta, nós percebemos um leve sangramento (ou o que chamamos de orvalho sanguíneo) e é aí que sabemos que estamos na camada correta.
Quando implantamos o pigmento na camada correta, a gente consegue uma fixação boa, caso a profissional esteja usando um pigmento de qualidade.
Kit Royals: RBKollors lança kit híbrido; veja o protocolo de uso!
Agora, se implantarmos na epiderme o seu procedimento não vai fixar. O motivo? Porque na epiderme acontece uma renovação celular a cada 28 dias. Com isso, o pigmento vai embora, sem fixar.
Então anote: o correto é implantar o pigmento na primeira camada papilar da derme. Se ficar mais funda da derme, na Derme Reticular, – o que não pode acontecer – o procedimento pode ficar acinzentados e mais difícil de sair naturalmente ou no laser.
Agora que você já sabe fazer um procedimento zero retoques…
Basta garantir as suas cores favoritas da RBKollors para continuar arrasando por aí. Lembre-se: a RBKollors conta com pigmentos inteligentes, tendo as Linha Orgânica (pigmentos labiais e para sobrancelhas), Linha Inorgânica, Linha Premium, Linha Skin, Linha Scalp e os dermocosméticos da RB que ajudam ainda mais na fixação e cicatrização.
Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Instagram e entre para o nosso grupo exclusivo no Facebook para continuar recebendo informações sobre os cuidados com a pele durante a micropigmentação.
Parabéns dicas valiosas … Produtos excelentes..
Adorei as dicas 👏🏻👏🏻👏🏻
Amei todas as dicas
Só uso RB hoje mesmo já indiquei pra uma parceria que estou fazendo e ela já comprou o Royal e já estou doida pra experimentar!
[…] ✅ Como fazer um procedimento ZERO RETOQUE em 4 passos? Renata Barcelli, CEO da RBKollors, dá dicas! […]